Início História

História

Foto: Fernando Mix

   O Cacique Jacumaúma juntamente com um grupo de Índios, por motivo de discórdia, resolveram deixar o aldeamento em Papary ( hoje, Nísia Floresta ) e saíram em busca de novas terras. Jacumaúma e seus comandados chegaram as margens do Rio Jacu, denominada de Irimuá, local onde se encontra, atualmente, a Usina Estivas. Nesse local fixaram sua aldeia, desta forma, dando início a primeira comunidade da futura vila de Arez. Existiram outras Aldeias no município, foram elas: ARANUN, à margem da lagoa do mesmo nome e GUARAÍRAS que ficava no largo da Matriz. Ambas formadas por índios de origem TUPY. Os Portugueses foram os primeiros homens brancos a morar em Arez. Os Holandeses fortificaram na ilha do flamengo nome batizado por eles, localizadas na lagoa de Guaraíras. Os mesmo resistiram aos ataques portugueses até o ano de 1652 quando derrotados e expulsos.

“…. O nosso município foi criado no período colonial pelo Alvará de 08 de maio e Carta Régia de 14 de setembro de 1758, com instalação em 15 de junho 1760, sendo suprimida pela resolução da Assembléia Geral legislativa de 7 de agosto de 1832, que elevando a povoação de Goianinha à categoria de Vila, incorporou a ex-vila de Arez ao seu território, para onde foi transferido documentos municipais e o cartório. A Resolução Provincial nº. 318, de 17 de agosto de 1855 restaurou o município de Arez; dois anos depois, novamente voltou a ser incorporado ao município de Goianinha, em 15 de janeiro de 1862, pela Lei Provincial nº. 558. A Lei Provincial nº 519, de 16 de dezembro de 1854, desmembrou o ex-municipio de Arez do de Goianinha e o incorporou ao de Papary. Outra Lei Provincial nº 778, de 11 de dezembro de 1876, restaurou o município de Arez, desmembrando-o do município de Papary….

BARBALHO,Claudionor Barroso. VILA DE AREZ  Alguns Fatos Históricos dos Séculos XVIII e XIX, publicação Gráfica São Francisco. 2005. páginas 27 e 28

O nome Arez foi batizado por portugueses que em época distantes habitaram a região. O nome foi uma forma encontrada por esses Lusitanos para homenagear a uma Vila, na região do Alentejo, localizada ao sul de Portugal, sendo hoje um Distrito Português em Nisa..

Em 1659, os Padres Jesuítas sob o comando do Padre Sebastião Figueiredo, iniciando, naquele ano a catequese dos índios da localidade.

Arez é localizado na microrregião do litoral Sul do Rio Grande do Norte com área de 116km2. ao norte limitando-se com os municípios de Nísia Floresta e São Jpsé de Mipibú; a leste, com Espírito Santo; ao sul Goianinha e Tibau do Sul e, a oeste, Senador Georgino Avelino. A sede do município está a 6º 11′ 40” de latitude Sul e 35º 09′ 37” de longitude oeste. Sua altitude e de 52 metros acima do nível do mar e a distância rodoviária da capital e de 58 km.