Início Destaques Quando o vereador pode solicitar o uso da palavra no plenário?

Quando o vereador pode solicitar o uso da palavra no plenário?

O vereador pode solicitar o uso da palavra no plenário em diversas situações. Aqui estão algumas delas:

1. Discussão de proposições: O vereador pode discutir qualquer proposição em pauta, como projetos de lei, requerimentos e indicações.

2. Defesa de requerimentos e indicações: Caso o vereador tenha apresentado algum requerimento ou indicação, ele pode usar a palavra para defendê-los.

3. Questões de ordem: Se houver dúvidas sobre o funcionamento da sessão ou do regimento interno, o vereador pode propor questões de ordem e solicitar esclarecimentos.

4. Contestação de questões de ordem: Se discordar de alguma decisão da Mesa Diretora ou de outro vereador, o vereador pode contestar questões de ordem.

5. Requerimentos verbais: O vereador pode formular requerimentos verbais durante a sessão, solicitando informações ou providências.

6. Moções para figuras emblemáticas: O vereador pode requisitar moções em homenagem a personalidades ou eventos relevantes.

Lembrando que o tempo para uso da palavra no plenário pode variar conforme o regimento interno da Câmara Municipal.