Paulista possui uma extensa faixa litorânea com 14 km de areia, onde se encontra um mar de águas mornas e azuis, assim como vasta área de coqueirais e casarios rústicos, colônias de pescadores, hotéis, bares e restaurantes. Embora esteja próxima do agito comercial da Região Metropolitana do Recife, a cidade conta com praias de águas calmas, por isso é eleita por muitos pernambucanos como melhor ponto para moradia.
Uma das atrações da cidade é o parque aquático temático Veneza Water Park. Com toboáguas de vários formatos, além de piscinas, rio de corredeiras, saunas, quadras esportivas, lanchonetes e restaurantes, o parque atrai centenas de visitantes para a cidade, sobretudo nos finais de semana, quando as praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha são visitadas por centenas de pessoas que se reúnem para comer petiscos à base de frutos do mar, especialidade das diversas palhoças à beira-mar instaladas na região.
As praias de Paulista fazem parte do maior polo de lazer náutico do Nordeste. Paulista ainda tem construções que recontam a história, com casarios e igrejas erguidas no período colonial. O Forte de Pau Amarelo, construído no século XVIII pelos portugueses, marca o local do primeiro desembarque dos holandeses no Brasil. O forte está aberto à visitação diariamente.
Pontos turísticos
Forte do Pau Amarelo (Fortaleza de N. Sra dos Prazeres)
Localizado na praia de Pau Amarelo na beira mar. Data do Séc. XIII. Tem sua construção projetada por um português em 1719. Tudo indica que em 1866, já estava concluído. Construído em pedra de cantaria, para defender a barra da praia do mesmo nome.
Parque do Janga
É uma das maiores reservas florestais do Estado. Os seus 654 hectares já foram declarados de Utilidade Pública. O local é convidativo aos admiradores do turismo ecológico. A sua área está composta de Mata atlântica; Manguezais; Colinas e Várzeas. Uma das principais atrações do Parque é a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape, construída em 1656 e que está em ruínas. O templo foi erguido em agradecimento à expulsão dos holandeses. Existem, ainda, vestígios da existência, no Séc. XVII de um convento de freiras, uma casa paroquial e um cemitério no local.
Rio Timbó
O passeio de barco ou de catamarã no Rio Timbó, é uma das atrações de lazer ecológico em Paulista. É possível contemplar a beleza dos mangues e conhecer um pouco da história da cidade. As ruínas de um antigo terminal portuário (Porto Arthur) e o encontro do rio com o mar ficam marcados na memória das pessoas que visitam o local. Em uma das suas margens está a praia de Maria Farinha e na outra a localidade de Nova Cruz em Igarassu. O passeio permite, ainda, a visualização de belas residências de veraneio e do cotidiano dos pescadores.
Centro Histórico Consolidado
Data do início do Século. Compõe a Malha Urbana do Centro Consolidado, formado pelas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista (Aurora e Arthur), as Vilas Operárias, o Casarão e Jardim dos Coronéis e a Igreja de Santa Isabel, estes dois últimos construídos em Estilo Europeu, de tijolo aparente.
Eventos
A cidade do Paulista conta com eventos o ano todo, garantindo aos moradores e turistas diferentes opções de entretenimento. Alguns desses eventos são do calendário nacional, como: Carnaval, Ciclo Junino e Cantata de Natal. Já outros, são mais específicos do município.
- Circuito Pernambucano de Vôlei de Praia em Janeiro
- Carnaval
- Dia Internacional da Mulher em 8 de Março
- Festival Nordestino de Poetas Repentistas em Março
- Paulista Aconte em Março
- Encenação da Paixão e Morte do Senhor em Abril
- Homenagem ao Dia do Trabalhador em 1º de Maio
- Ciclo junino em Junho
- Emancipação Política do Município em 4 de Setembro
- Passeio Ciclístico da Independencia em 7 de Setembro
- Romaria Ciclística a São Severino dos Ramos em 24 de Novembro
- Caminhada de Nossa Senhora da Conceição em 8 de Dezembro
- Cantata de Natal em 23 de Dezembro
- Corrida de Jangadas em Dezembro
- Apresentação de Ciranda – semanalmente no Bar da Ciranda de Dona Duda, Praia de Janga.