Ilha do Flamengo

Por Heldo Pessoa

Ilha 1A Ilha do Flamengo Fica ao lado oeste da Laguna de Guaraíras. A mesma foi batizada com esse nome pelos holandeses, também chamados de flamengos, que habitaram o local entre 1634 e 1652, Lá eles construindo uma fortificação, onde travaram com os Portugueses quatro batalhas: 1647, 1648, 1651 e 1952. Finalmente, em 1652, o Capitão Antonio Dias Cardoso derrotou os holandeses.

A Ilha mede 25.000 metros quadrados de terra (2,5 hectares).

Os moradores mais antigos do município falam da existência de um túnel subterrâneo com cinco quilômetros de extensão, o que vai da Ilha do Flamengo à igreja de São João Batista de Guarairas na sede do município. Supostamente o túnel serviria para facilitar a fuga dos holandeses dos frequentes ataques dos portugueses. Acreditam ainda, haver tesouros escondidos no subterrâneo e em fantasmas das almas perdidas de índios, holandeses e portugueses mortos em combates e ali enterrados na parte mais elevada da ilha.

O acesso à ilha é a partir do Distrito de patané por meio de canoas.

Peça de artilharia pesada ( canhão )  utilizados pelos holandeses nos combates contra os portugueses se encontra   em exposição no centro da cidade, na Praça cívica Leõnidas de Paula.

Os comentários estão desativados.